Biblioteca Escolar

A Passarola - Concurso " Saramago: 100 anos".

No âmbito das comemorações do centenário do nascimento de José Saramago foi realizado o concurso “Saramago: 100 anos” sobre o tema A PASSAROLA. Os alunos das turmas do 7º e 8º anos de escolaridade participaram bem como, no ensino secundário, as turmas de Artes 11º8 e 12º8.
O concurso decorreu entre novembro e março, tendo a exposição e a entrega dos prémios tido lugar durante a Semana do Patrono- dias 11 e 12 de maio.
Foram os vencedores na categoria do ensino básico os alunos Joana Oliveira (8º2), Sienna Aruil (8º3) e Daniela Nicolau (8º1)  e na categoria do ensino secundário os alunos Eva Sousa (12º8), Tessa Saraiva (11º8) e Margarida Correia (12º8).
Parabéns aos professores, que incentivaram e acompanharam os seus alunos, e aos alunos pela sua excelente prestação!

O Lagarto -1º8 (MKT)

 
Tudo partiu de uma aula de improvisação com Joana Sabala no espaço ACOME. Nossa parceira no projeto MOVE IN, Movimento 14-20 a Ler(PNL), a Associação "O Mundo do Espetáculo" conseguiu motivar os nossos alunos do curso profissional de técnico de Marketing para a realização de uma leitura encenada do conto O LAGARTO de José Saramago.
Lembramos que a BE tem realizado inúmeras atividades no âmbito das comemorações do centenário do nascimento do nosso Nobel da Literatura e esta atividade é uma delas.
Após várias sessões de ensaio, que envolveu a disciplina de Comunicação e a respetiva professora Alexandra Gralho, a ideia da leitura encenada desenvolveu ao ponto de se realizar a teatralização da história. De facto, no dia 31 de maio, no espaço ACOME, teve lugar a representação de O LAGARTO pelos alunos do 1º8, com a excelente encenação a cargo de Joana Sabala, para uma audiência muito especial - familiares e professores dos alunos.
Estão todos de parabéns!
Podem ver aqui: https://youtu.be/3TUlptQENM0

 
 

CIdadania Ativa - 11º7

Partilhamamos o Projeto "Cidadania Ativa" da turma 11º7 na disciplina Cidadania e Desenvolvimento, lecionada pela professora Teresa Pereira.
Este projeto partiu da abordagem à temática dos Direitos Humanos e da leitura de sugestões de atividades da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) a propósito das comemorações do centenário de José Saramago, com o objetivo de incentivar “a  leitura e a escrita, a literacia da informação e comunicação e a cidadania”, (RBE, 2021) permitindo a todos os alunos o desenvolvimento do seu potencial, espírito crítico, na formação de cidadãos conscientes do seu papel ativo, mas consciente de que todos são agentes potenciadores de um mundo melhor.
Assim, convida-se à leitura da revista “Cidadania Ativa” e à reflexão sobre temas que partem de alguns artigos patentes na  Carta dos Deveres e das Obrigações dos Seres Humanos, sugerida pelo Nobel da Literatura no discurso de Estocolmo (1998) e culminam em reflexões dos alunos sobre as relações interpessoais na turma/escola.
 
https://www.tumblr.com/blog/2022cd11esfmp
 

https://www.tumblr.com/blog/view/2022cd11esfmp

Obrigada pela partilha!

O Assistente de Biblioteca é imprescindível na BE

É sabido que só uma boa coleção não faz uma boa Biblioteca.
É fundamental haver um espaço multifuncional arejado e acolhedor, uma boa organização da coleção e uma boa equipa - espaço, conteúdo e pessoas.
A BE da Fernão quer valorizar a componente humana: os utilizadores e a equipa que nela trabalham diariamente.
A equipa é constituída pela professora bibliotecária, por professores colaboradores e pelos assistentes operacionais. Estes últimos são imprescindíveis para o bom funcionamento de uma biblioteca escolar, nomeadamente no atendimento aos utilizadores, no cumprimento das normas de funcionamento e, por exemplo, na gestão da BE (carimbagem, etiquetagem dos documentos, arrumação dos mesmos nas estantes) e ainda na produção de recursos técnico-pedagógicos digitais. 
Se queremos o bem-estar neste espaço, este começa com o assistente de biblioteca!.
#assistentedebiblioteca
#bibliotecasescolares

Notícias da RBE

 
 Hoje uma sugestão de leitura de artigo:
Unesco: Currículo para a transição sustentável 
https://blogue.rbe.mec.pt/unesco-curriculo-para-a-transicao-2587110?utm_...

O Caso da Borboleta - Ler com Sotaque

A aluna Ketlen Lopes, do 9º1, é de origem brasileira e participou na iniciativa LER COM SOTAQUE promovida pelo PNL no âmbito do Dia Mundial da Língua Portuguesa, dia 5 de maio.

Dia Mundial da Língua Portuguesa

No dia 25 de novembro de 2019, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) declarou a data de 5 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa, na sequência da proposta de todos os países lusófonos, apoiada por mais 24 Estados, incluindo países como a Argentina, Chile, Geórgia, Luxemburgo ou Uruguai. Apesar desta ratificação, há mais de uma década que se celebrava, a 5 de maio, o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

​A língua portuguesa é falada por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes (3,7% da população mundial), sendo língua oficial dos nove países-membros da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Macau). Além disso, é língua de trabalho ou oficial de um conjunto de organizações internacionais como a União Europeia, União Africana e o Mercosul (Mercado Comum do Sul).
http://www.turismodeportugal.pt/pt/Agenda/Paginas/dia-mundial-da-lingua-portuguesa.aspx

Estamos na fase nacional - Concurso Nacional de Leitura

No dia 20 de abril a Fernão levou dois alunos do 3º ciclo à fase intermunicipal do CNL que decorreu na Amadora. Para este nível de escolaridade, a obra abordada era REGUFIADO, de Alan Gratz, sobre a qual elaboraram uma prova escrita em 45 minutos. Em seguida, selecionada para a prova oral, a nossa aluna Isabel Luís, da turma 9º1, soube encantar o juri e a audiência com a sua resposta (inteligente, coesa e muito clara) a uma pergunta nada fácil para uma adolescente de 14 anos! “Qual a diferença entre Liberdade e Tolerância?”
E, de entre 54 candidatos, a Isabel passou à fase nacional, no dia 4 de junho, indo representar a Fernão, aliás, representar um conjunto de 18 concelhos diferentes!
BOA SORTE, Isabel!

LER ARTE - PINTURA E LITERATURA

 
Como motivação para o tema seguinte da disciplina, o 11º2 veio à biblioteca ter uma aula especial de Filosofia. Num primeiro momento, os alunos, confortavelmente sentados, uns nos cadeirões e outros sobre as almofadas no chão, ouviram a leitura de O LAGARTO. Seguidamente, os alunos da turma foram desafiados, um a um, a associar excertos da obra a alguns quadros de pintores famosos e a se expressarem livremente sobre essas conexões entre as duas formas de arte. Num segundo momento, igualmente a partir de excertos selecionados da obra, colocaram questões,em jeito de mapas mentais, no método de world café. A partilha foi extraordinária. E as bolachinhas que as professoras levaram também!!!!
- "Professora, temos de repetir!"
- OK!

O método World Café com o 10º7

 
Dia 29/03 - Na hora do conto em Inglês, os alunos do 10º7 estiveram na biblioteca a ouvir a história de O LAGARTO de José Saramago, contada pela professora Zoraida Teles. Como atividade reflexiva e interpretativa do conto, foi-lhe proposto uma interação a partir de questões centrais sobre a história. Foi dinâmico e divertido.
Atingimos dois objetivos em um : trazer novas técnicas de questionamento noutro local que não a sala de aula.