Leituras em números

 
30 alunos
7 professores (dos quais 5 coordenadores)
cerca de 100 idosos e profissionais de saúde
4 instituições de Almada
4 sessões em Centros de Dia, dinamizadas por jovens e idosos
Eis alguns números que sintetizam o desenrolar do projeto Leituras encenadas e outras no 1º ano da sua implementação.
Na passada semana, foram atribuídos certificados de participação aos envolvidos, em sessão de balanço e de sensibilização de leitura para  férias, a qual contou com a presença da diretora da escola. 

Este projeto, iniciativa do Plano Nacional de Leitura (PNL), proporcionou ainda, e sobretudo, uma sã proximidade intergeracional entre os nossos alunos de 10º ano e os idosos do Centro Social Paroquial Pe. Ricardo Gameiro, do Centro Renascer (no Chegadinho) e da Casa de São Paulo. Maior foi também a articulação entre a nossa biblioteca escolar e a biblioteca municipal de Almada e entre esta e os lares, para que os idosos possam usufruir do empréstimo de livros para os seus tempos de lazer.
Nos alunos, que prepararam as suas comunicações orais, revelaram-se progressos significativos ao enfrentar plateias numerosas. Havendo, naturalmente, aspetos a corrigir e a melhorar, podemos dizer que a experiência valeu a pena e a escola ganhou em projeção nos sites oficiais do PNL, da Rede de Bibliotecas Escolares, do Centro Social Paroquial e ainda no youtube, no facebook e na Mostra de Ensino Secundário de Almada, na qual foram distribuídos marcadores elaborados pela aluna Catarina Santos, da turma de Artes Visuais e projetado um dos filmes deste projeto do PNL.