Parlamento dos Jovens – Debate com o deputado Ivan Gonçalves

No âmbito do programa Parlamento dos Jovens, a Fernão promoveu no passado dia 11 de dezembro um debate sobre o tema Igualdade de Género, que contou com a presença do deputado Ivan Gonçalves, nascido e residente em Almada. O debate decorreu no Auditório, que encheu por completo com alunos e professores de turmas dos 9º, 10º e 11º anos. A sessão foi aberta pela Diretora Ana Pina que agradeceu a presença do Deputado e manifestou a sua satisfação face à realização deste evento considerado um expressivo exemplo de concretização do papel que a Escola deve ter na educação para a cidadania e no desenvolvimento do gosto pela participação cívica e política.

 
O deputado Ivan Gonçalves iniciou a sua intervenção partilhando com os presentes curiosos aspetos da sua experiência de vida que o conduziram à presidência da associação de estudantes do Instituto Superior Técnico e à sua atual condição de Deputado da Assembleia da República, eleito pelo círculo de Setúbal (Partido Socialista). Concluindo a sua intervenção inicial, o deputado Ivan Gonçalves apresentou diversos aspetos da organização e funcionamento da Assembleia da República, nomeadamente em relação às atividades de preparação do debate parlamentar e ao processo de decisão do Parlamento, e terminou referindo uma série de situações e de dados estatísticos que confirmam a crua e inaceitável realidade de desigualdade com que a mulher continua a confrontar-se nos mais diversos contextos, desde o laboral ao doméstico.
 
Seguiu-se um interessante e intenso período de intervenção dos alunos presentes, onde foram apresentados os diversos temas que têm vindo a ser discutidos nos debates preparatórios entretanto já realizados, nomeadamente os da desigualdade salarial, assédio sobre a mulher em diversos contextos, guarda parental, desigualdade de género na educação, tráfico de mulheres, mutilação genital e violência sobre a mulher.
 
Foram os temas da desigualdade salarial, do assédio e da violência sobre a mulher que espoletaram o maior número e as mais entusiastas intervenções, tendo mesmo restado um certo “sabor a pouco”, ou seja, a sensação de que muitos mais alunos desejariam ter podido manifestar ou continuar a manifestar as suas posições sobre as temáticas em debate.
 
Encerrando a sessão, a coordenadora do GPRE, Lurdes Cruz, agradeceu a presença do deputado Ivan Gonçalves e de todos os restantes participantes e, no mesmo sentido da intervenção inicial da Diretora Ana Pina, sublinhou a importância do programa Parlamento dos Jovens enquanto instrumento de concretização da educação para a cidadania.
 
Destacou ainda o potencial de atividades como a deste debate, que incentivam a reflexão sobre temas da maior relevância social e que promovem ação cívica, valores de tolerância e de respeito pela diversidade de opiniões e pelos mecanismos democráticos de formação da vontade da maioria. Concluindo a sua intervenção, a coordenadora do GPRE, Lurdes Cruz, referiu que a nossa Escola continuará a promover eventos que, como este, estimulam nos jovens o desenvolvimento de uma consciência de cidadania e os confrontam com a relevância da sua participação na resolução de questões que afetam o seu presente e futuro individual e coletivo.
 
Joel Louro