Erasmus +

"Edu-living & Edu-leaving"

Os projetos ERASMUS + são uma iniciativa da Comissão Europeia e pretendem contribuir para o conhecimento mútuo dos jovens e das escolas na Europa. A promoção do multilinguismo e da interculturalidade, bem como o desenvolvimento de capacidades de comunicação no âmbito das novas tecnologias,  são outras das finalidades destes projetos.

Financiados pela Comissão Europeia, os projetos ERASMUS + prevêem a colaboração das escolas, alunos e professores para a realização de atividades, bem como mobilidades de alunos e professores.

  • DESCRIÇÃO

"Edu-living & Edu-leaving" cuja implementação decorre na nossa Escola entre 2014 e 2016 tem como enfoque a prevenção do abandono escolar precoce, um problema comum na Europa que carece de investigação e práticas inovadoras que se revelem eficazes.

  • PAÍSES PARCEIROS

Encontrar práticas inovadoras que contrariem o abandono escolar precoce e partilhá-las entre si é o que se propõem os diversos países que irão trabalhar em parceria, a saber Grécia (Xanthi), Itália (Nápoles), Polónia (Dabrowa Górnicza), Portugal (Almada) e Turquia (Izmir). 

  • ATIVIDADES

As atividades relacionadas com o Projeto serão orientadas pela equipa de professores que o integram, em articulação com os demais parceiros e alunos participantes. Poderão ser acompanhadas através da sua divulgação no blogue http:// http://edulivingeduleaving.blogspot.pt

  • MOBILIDADES

Ao longo da vigência do Projeto realizam-se mobilidades de alunos, acompanhados por professores, aos países parceiros.  A estes alunos competirá representar a sua Escola, apresentar trabalhos e participar em aulas e outras atividades, em colaboração com os colegas das restantes escolas parceiras. Durante estes encontros, os estudantes  ficam alojados em casas de alunos da escola anfitriã. Já se realizaram mobilidades à Turquia e à Polónia. Em outubro alunos e professores deslocar-se-ão a Itália. Em fevereiro é a vez de Portugal ser o destino de todos os parceiros e o encerramento do  “Edu-living & Edu-leaving” será na Grécia, em abril de 2016.

  • DISSEMINAÇÃO

Os trabalhos realizados serão, de acordo com os pressupostos de disseminação subjacentes ao Projeto, divulgados onde, quando e pelos meios considerados mais convenientes.

  • PARTICIPANTES

Na Fernão Mendes Pinto participaram no  “Edu-living & Edu-leaving”, em 2014-2015, 172 alunos de 17 turmas, do 9º ao 12º ano.

Professores: António Prego, Cecília Farinha, Esmeraldina Gralha, Filomena Mira, Isabel Castro, Maria de Jesus Guedes, Margarida Chaves

Psicóloga: Sílvia Relíquias

Coordenadora: Lurdes Cruz

  • CONTACTOS

http://eduliving.eu  Link oficial do projeto

Grécia - Xanthihttp://2lyk-xanth.xan.sch.gr- 2nd General Lycium of Xanthi (país Coordenador) 

Itália - Nápoles -  http://www.iisvittorioemanuele.it  - IIS Vittorio Emanuele II 

Polónia-Dąbrowa Górnicza - http://www.zs4-dg.edu.pl  - Queen Jadwiga Complex of Schools no 4 

Portugal - Almada Escola Secundária Fernão Mendes Pinto http://www.esfmp.pt; http://edulivingeduleaving.blogspot.pt

Turquia - Izmir /Sasali, Cigli -  http://ciglifen.meb.k12.tr-  Anadolu Ogretmen Lisesi