Biblioteca Escolar

"10 MINUTOS A LER" ESTÁ DE PARABÉNS !

No passado mês de outubro,a BE lançou o desafio a todos os alunos da escola no sentido de trazerem um livro para lerem durante os primeiros dez minutos da aula das 8h15.
Feito o balanço, verificou-se que a atividade teve uma boa adesão por parte dos alunos, sendo que a maioria registou o desejo de a repetir sugerindo, inclusive, que a mesma se prolongasse no tempo. Pôde-se também depreender o grau de satisfação de alguns desses alunos por terem proposto que a atividade fosse realizada duas vezes por ano ou mesmo o ano inteiro.
Quanto aos aspetos positivos, sublinha-se o silêncio, a ajuda na concentração, o facto de estarem todos juntos a ler e ainda a oportunidade de lerem o que quisessem (até a partir do telemóvel) e, nalguns casos, o que precisavam.
Como aspeto negativo, os alunos referiram a indisponibilidade de alguns professores para dar cumprimento à atividade. A registar 4 turmas do ensino secundário que não usufruíram deste momento de leitura em nenhum dos dias.
Conclui-se que os objetivos inicialmente definidos foram atingidos na sua grande maioria - criar hábitos de leitura e desenvolver o prazer de ler.
Tal como se afirmou aquando do lançamento dos " 10 minutos a ler ", a leitura dá um franco contributo para a melhoria da concentração e da disciplina, para além de desenvolver múltiplas literacias.
QUANTO MAIS LEMOS, MELHOR LEMOS !

DESCOBRE A EXPOSIÇÃO - CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE SOPHIA BREYNER ANDRESEN

 
As turmas 7º3 e 8º1 vieram à Biblioteca com as respetivas professoras de Português, Drª Deolinda Fernandes e Drª Ivete Saiago, a fim de ver, de forma atenta, a pequena exposição sobre o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen.
Foi com entusiasmo e interesse que os alunos preencheram o questionário, tendo mostrado vontade de repetir este tipo de atividade.
Vamos a isso?
 

UM CONTO DE NATAL NA BIBLIOTECA

 
Segunda-feira, dia 2 de dezembro, foi dia de leitura em voz alta na BE. A professora Zoraida Teles, mais uma vez, leu um conto em língua inglesa. Os alunos do 8º1 estiveram atentos e muito interessados na bela história de Hans Christian Andersen - A Vendedora de Fósforos.
Para além de desenvolver o gosto pela leitura, importa lembrar que há crianças que, como a menina dos fósforos, não passam um Natal feliz. Cabe-nos a todos ajudar, não apenas nesta época natalícia, mas durante todo o ano!

A BE foi à Biblioteca da FCT

 
Hoje em dia a informação está acessível a todos e em grande quantidade. De facto, no mundo da (des)informação, importa adquirir competências ao nível da literacia digital para se saber distinguir, por exemplo, a informação que nos interessa daquela que não precisamos, isto é,  saber pesquisar e selecionar com critério e rigor.
No âmbito do projeto "Ler (com) ciência", a Biblioteca acompanhou as turmas 11º 6 e 11º 7 na ida à Biblioteca da FCT, no Monte da Caparica, o que constituiu já um passo importante nesta aprendizagem.

14ª edição do Concurso Nacional de Leitura

 
Gostas de ler?
Achas que és um bom leitor?
Então, tens uma oportunidade de mostrar o teu interesse pela leitura.
Participa já nesta fase do Concurso Nacional de Leitura 2019 - 2020, lendo a obra escolhida para ti !
Ensino Básico - O Fantasma de Canterville, de Oscar Wilde.
Ensino Secundário - A Bibliotecária de Auschwitz, de Antonio G. Iturbe.
Inscreve-te junto do teu professor de Português ou na Biblioteca Escolar.
 
NÃO TE ESQUEÇAS: LER É SONHAR!

30 anos da Queda do Muro de Berlim

 
Até há bem pouco tempo, e durante 28 anos, o Muro de Berlim dividiu a cidade, separando famílias e amigos. O Muro tornou-se o símbolo da Guerra Fria, pois opunha dois blocos políticos antagónicos - o bloco ocidental, liderado pelos Estados Unidos da América e o bloco oriental, liderado pela U.R.S.S.
A Queda do Muro em novembro de 1989 foi motivada pela abertura das fronteiras na Áustria e Hungria, mas sobretudo pelas pressões para que a reunificação do país fosse feita. E nada voltou a ser como antes...
Também a  Biblioteca não quer que a data passe despercebida.

Hora do Conto na BE

 
Ontem, dia 4 de novembro de 2019, teve lugar na Biblioteca a primeira sessão da atividade HORA DA LEITURA EM VOZ ALTA.
No âmbito da celebração do Dia das Bruxas, o 7º3 veio ouvir um conto em inglês - "The Golden Arm" - lido pela professora Zoraida Teles. ao que se seguiram momentos de entusiasmo e de interação entre a professora e os alunos a propósito do enredo da história.
Em dezembro há mais!

Xadrez na BE

Xadrez na BE

 
Sabias que jogar xadrez te pode ajudar nos estudos? Sim, este jogo de tabuleiro ajuda a desenvolver a concentração, a autoestima e o respeito pelo outro.
Traz um colega e vem jogar na Biblioteca Escolar. Podes até inscrever-te no Clube de Xadrez, coordenado pelo Professor João Paulo Curto e participar em torneios.

I Encontro de Bibliotecas Escolares do concelho de Almada

cartaz_encontro_be_almada.jpgIiI
Painel de boas práticas da ESFMP.
Entrada gratuita, sujeita a inscrição aqui.

O entusiasmo do 11º1

 
Já tiveram início as visitas à Biblioteca Escolar e a formação de utilizadores. Como aceder às estantes?
Onde encontrar determinado livro, filme ou revista? Como requisitar? Como consultar o catálogo? - eis algumas questões a que vamos dando resposta, como aconteceu com o 11º1, de que mostramos as fotos e o entusiasmo contagiante e ordeiro destes alunos.