Biblioteca Escolar

Jogos Olímpicos

Sabias que...?
Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 vão decorrer oficialmente entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021 no Japão, em 41 locais diferentes do país.
Os Jogos vão incluir 339 eventos, envolvendo  33 desportos diferentes.
Este ano, pela primeira vez nos Jogos Olímpicos, decorrerão provas de karaté, surf, escalada e skate.
Para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020, a missão portuguesa conta com 92 atletas confirmados em 17 modalidades.
Vamos apoiá-los!
Podes consultar aqui o calendário das competições: https://www.record.pt/multimedia/infografias/detalhe/calendario-dos-jogo...

A professora Sandra Videira sugere

 
A professora de Português, Sandra Videira, leu o romance APNEIA de Tânia Ganho e gostou:
"É um romance sóbrio, intenso e perturbador, incapaz de deixar o leitor indiferente às situações narradas. Este é obrigado a mergulhar nas angústias de uma mulher e mãe que tenta sobreviver a um divórcio litigioso e, em simultâneo, salvar o filho de um mundo comandado pela violência, pela vingança, pela injustiça. Esta obra evidencia um lado sombrio que o fim do amor muitas vezes faz nascer e que leva - demasiadas vezes - a finais trágicos. O leitor viaja, ao longo de cerca de seiscentas páginas, de mãos dadas com a protagonista, comungando dos seus pensamentos, da sua solidão, dos seus medos. Seiscentas páginas para ler com a respiração suspensa, em apneia, numa procura constante, permanente, furiosa pelo momento em que, finalmente, a balança penderá para o lado da Justiça! Um livro perturbador, porque demasiado real, que vale a pena ler!"
Obrigada pelo testemunho!

Devolver livros na BE

 
Estamos quase de férias! 
Antes de te ires embora, não te esqueças de devolver os livros que requisitaste na tua BE.
Alguém precisará deles para o ano!

Navego no fundo do Mar...

O Ricardo também se juntou à causa da proteção dos Oceanos na exposição da BEFMP.
Uma das máscaras é dele, acompanhada pelo texto que começa assim:
"Navego no fundo do mar..."

DIA MUNDIAL DOS OCEANOS - 8 DE JUNHO

O Dia 8 de junho é Dia Mundial dos Oceanos, data oficial desde 2008 (Nações Unidas). Existe para celebrar a importância dos oceanos no clima e como elemento essencial na biosfera. Os alunos do 11º6 realizaram alguns textos na disciplina de Cidadania e os alunos de Artes Visuais do 3º ciclo, reciclando o plástico, fizeram algumas decorações.
Vem ver a exposição na tua BE!

1 de junho - Dia Mundial da Criança

 
Pede-se a uma criança: Desenha uma flor! Dá-se-lhe papel e lápis. A criança vai sentar-se no outro canto da sala onde não há mais ninguém. Passado algum tempo o papel está cheio de linhas. Umas numa direcção, outras noutras; umas mais carregadas, outras mais leves; umas mais fáceis, outras mais custosas. A criança quis tanta força em certas linhas que o papel quase não resistiu. Outras eram tão delicadas que apenas o peso do lápis já era demais. Depois a criança vem mostrar essas linhas às pessoas: Uma flor! As pessoas não acham parecidas estas linhas com as de uma flor! Contudo a palavra flor andou por dentro da criança, da cabeça para o coração e do coração para a cabeça, à procura das linhas com que se faz uma flor, e a criança pôs no papel algumas dessas linhas, ou todas. Talvez as tivesse posto fora dos seus lugares, mas, são aquelas as linhas com que Deus faz uma flor!
Almada Negreiros
Têm a certeza de que conhecem a Declaração dos Direitos das Crianças? Verifiquem em:
https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ECidadania/Docs_referencia/declaracao_universal_direitos_crianca.pdf
 
imagem: https://www.istockphoto.com/pt/vetorial/crian%C3%A7as-desenho-segurando-flor-gm463496115-33097004

Diversidade Cultural

 
O dia 21 de maio - Dia da Diversidade Cultural e Diálogo para o Desenvolvimento - foi comemorado na Escola com muita alegria, cor e movimento. Tivémos a visita da Associação Almada-Mundo e do Observatório Liga-te Almada(OLA). Tivémos jogos tradicionais, dança, videos e muita conversa! A BE e o GPRE, por via do projeto MOVE IN, apresentaram estes videos que representam uma pequena amostra do que se tem feito neste âmbito. Não esqueçamos que temos alunos de 21 nacionalidades diferentes na FERNÃO!
https://youtu.be/tw-u85_1PB4
https://youtu.be/ru5SKO5S2ag

Parabéns, Ricardo!

 
A Biblioteca premiou o aluno Ricardo Silva, do 11º8, por ter sido o aluno que participou com mais trabalhos na atividade que celebrou o Dia da Poesia, o Dia da Árvore, no âmbito dos Novos tempos Para Aprender, valorizando ainda a Diversidade Cultural da escola. Os diversos trabalhos apresentados abrangeram dois dos três desafios lançados e contaram com o apoio imprescindível da professora Ivete Saiago.
A exposição dos poemas deste aluno na BE, juntamente com os dos restantes colegas de outras turmas e de outros anos de escolaridade, reforçou a sua autoestima, evidenciou o trabalho realizado nas aulas de Português C e refletiu a sua sensibilidade na análise do mundo que o rodeia.
Foi o seu esforço e empenho que o levou a ganhar esta meritória distinção.
Parabéns, Ricardo!

18 de maio - Dia Internacional do Museu

 
O Dia Internacional dos Museus é celebrado anualmente a 18 de maio.
A celebração da data é feita desde o dia 18 de maio de 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus (organismo da UNESCO).
Sabias que podes visitar muitos museus virtualmente? https://www.natgeo.pt/historia/2020/04/museus-virtuais-portugueses-que-p...

Festival READ ON - A Fernão participa

No âmbito do projeto Read On, os alunos da turma do PCA, 9º4, acompanhados pela professora Maria do Céu Ponte, estiveram à conversa com o escritor angolano Ondjaki. Que privilégio! A este propósito, a turma elaborou um padlet. Fica aqui o link :
https://padlet.com/mcponte/qoeso8hq8i63cjig