Desafio superado!

No âmbito do Projeto Pessoal de Leitura, a professora Sandra Conceição, que leciona Português ao ensino secundário, lançou-me o desafio de ir às suas turmas exemplificar uma metodologia diferente de apresentação de uma obra literária.
Lembrei-me de um artigo que lera recentemente no blogue da RBE sobre o Knolling literário. A técnica Knolling é utilizada com frequência no mundo da fotografia publicitária, podendo ser adaptada à realidade educativa, neste caso, como estratégia para fomentar o gosto pela leitura e pelos livros.
A propósito da época natalícia que se aproximava, selecionamos o conto NATAL de Miguel Torga (de Os Contos da Montanha) para a demonstração da metodologia. Os alunos aderiram muito bem à ideia de tentarem seguir esta técnica que é, no fundo, uma materialização das ações da história por via da exposição de objetos significativos.Assim, os objetos representam o essencial da história que acabarão por se traduzir numa sinopse visual.
Seguidamente, para ambas as turmas (11º2 e 11º7) optamos pela leitura da obra UMA TERRA PROMETIDA, uma antologia organizada por José Fanha. Trata-se de um livro que contem nove contos distintos sobre refugiados, de nove autores portugueses diferentes . Cada turma formou vários grupos e cada grupo analisou um conto diferente. Para além da narração da história, os alunos fizeram uma análise crítica, quase sempre baseada nos objetos selecionados. E ainda houve espaço para perguntas e observações no final de cada apresentação.
Julgo que a atividade resultou em pleno, uma vez que foi visível o interesse dos alunos. Aliás, houve mais atenção e motivação quanto mais cuidado e adequação os alunos demonstraram na seleção dos objetos.
Quem quer experimentar também?
Alexandra Alves(PB)