Geral

Conteúdos de carácter geral que não se enquadram em nenhuma categoria particular.

SEMANA DAS ARTES

cartaz_sa_24_compressed_page-0001nuno_0.jpg

50 anos do 25 de Abril

Durante o mês de Abril, a Turma do 3º 9 Turismo e Marketing desenvolveu um conjunto de atividades relacionadas com o 25 de Abril e a celebração dos 50 anos dos acontecimentos históricos. 
Em conjunto com as professoras Sandra Conceição e Sara Correia, convidaram o Sr. Coronel Nuno Santos Silva, Capitão de Abril, para uma palestra que se realizou no auditório da escola no dia 10 de Abril de 2024. 
Também convidaram a professora Bibliotecária Alexandra Alves a ir à sala de aula falar sobre a censura literária, a qual levou como exemplo ilustrativo o conto "Rumo", de Romeu Correia, que retrata a censura na zona de Cacilhas. 
No dia 17 de Abril 2024 foram assistir à peça de teatro «A sorte que tivemos! – Um espectáculo sobre Abril», com direção de Teresa Gafeira, música de Martim Sousa Tavares, e textos de António Cabrita, Jacinto Lucas Pires, Patrícia Portela e Rui Cardoso Martins. Antecedida pela visita à exposição de cartazes de teatro que sucederam ao 25 de Abril de 1974. 
Estas atividades culminaram com a criação e execução do "Percurso de Abril", realizado no dia 24 de Abril de 2024, visitando lugares emblemáticos do 25 de Abril de 1974. Cada momento foi animado pela leitura de excertos ou poemas relacionados com a temática.
25_de_abril.jpg

1ª Feira de Empregabilidade de Almada

A Escola Secundária Fernão Mendes Pinto teve a honra de participar na 1ª Feira de Empregabilidade de Almada, evento que se revelou um sucesso e uma valiosa oportunidade para os nossos alunos. Organizada pela Câmara Municipal de Almada (CMA), a feira contou com a presença de diversas entidades e empresas, proporcionando um ambiente de aprendizagem e networking essencial para os jovens que se preparam para ingressar no mercado de trabalho.
Queremos expressar a nossa sincera gratidão à CMA pela excelente organização e pela iniciativa de criar este espaço de encontro entre alunos e profissionais. Agradecemos também a todas as entidades presentes, cujo apoio e colaboração foram fundamentais para o êxito do evento.
Um agradecimento especial vai para os nossos dedicados docentes e alunos que, com entusiasmo e profissionalismo, representaram de forma exemplar a Escola Secundária Fernão Mendes Pinto. O empenho e a participação ativa de todos foram determinantes para o destaque da nossa escola neste importante evento.
Juntos, somos FERNÃO!
whatsapp_image_2024-05-18_at_19.57.39_1.jpeg

The Invisible Man – by Fernão students and the Interacting Theater company!

No passado dia 9 de Maio, as turmas 11º3, 11º5, 3º8 e 3º9 assistiram à peça “The Invisible Man”, inspirada na obra de H.G. Wells, na Academia Almadense, numa visita de estudo, organizada pela Professora Carla Coelho, no âmbito da disciplina de Inglês.
Os alunos tiveram oportunidade de contatar com a língua de Shakespeare usada por falantes nativos e participar ativamente no enredo e representação de toda a peça: cada cena uma surpresa; cada surpresa uma risada!
Foi, na verdade, uma visita de estudo muito animada, interativa  e enriquecedora, num ambiente de saudável convívio, uma experiência inesquecível e …”a repetir” pelas palavras de todos os alunos envolvidos.
Parabéns aos alunos participantes, em especial, aos nossos exímios atores em palco que tão bem representaram a Fernão!
You really excelled! Fernão students really rock!
1715945316625.jpg

Nova Prova, a 6ª do Nacional de Campo, o Sucesso de Sempre

Uma medalha de prata, um 1º lugar por equipas e 4 recordes pessoais foram os destaques da participação do Fernão Archery Club na 6ª prova do Nacional de Campo decorrida ontem nas excelentes condições do estádio do Real Sport Club em Massamá.
Num dia caracterizado por grandes variações climatéricas a jornada reuniu 140 arqueiros oriundos de 14 clubes.
O Fernão Archery Club esteve representado por 8 dos seus atletas de competição obtendo os seguintes resultados individuais:
• Medalha de Prata para Lourenço Martins em recurvo juvenil e novo recorde pessoal das 36 flechas;
• 4ª lugar para David Santos em recurvo juvenil, também com novo máximo pessoal das 36 flechas;
• 8º lugar para Yasmin Martins em recurvo juvenil, também com novo recorde pessoal das 72 flechas;
• 4º lugar para Henrique Quintanilha em recurvo júnior;
• 9 º lugar para Henrique Bastos em sénior recurvo a 1 escasso ponto do apuramento para as eliminatórias, continuando a afirmar-se no top 10 da elite do tiro com arco olímpico;
• 14º lugar para Tiago Rodrigues em sénior recurvo;
• 3º lugar na qualificação para Luís Rodrigues em recurvo veterano, com um duplo recorde pessoal das 36 e das 72 flechas e 6º lugar final após eliminatórias;
• 14º lugar para Jorge Bastos também em recurvo veteranos.
Coletivamente obtivemos ainda o 1º lugar com a equipa de Juvenis Recurvo.
Felicitações para todos os atletas pelos resultados obtidos e também para o Real Sport Club, pela excelência da organização de mais esta jornada da modalidade.
Um agradecimento para a família do Lourenço, ao pai do David Santos, ao pai e avô da Yasmin pelo apoio prestado e colaboração no transporte destes atletas.
 
1716138376418.jpg