Accesso ao e-mail através de POP3 ou IMAP

Utilizadores que tenham preferência em utilizar um cliente de e-mail (o Opera ou o Mozilla Thunderbird, por exemplo) em deterimento do webmail, deverão ter em conta os seguintes pontos:

  • Em primeiro lugar, deverá ser activado o acesso via POP3 ou IMAP na conta pretendida, conforme as instruções presentes em https://mail.google.com/support/bin/answer.py?answer=13273&topic=1556 e https://mail.google.com/support/bin/answer.py?hl=en&answer=77695, respectivamente.
  • De seguida deverá configurar o seu cliente de e-mail para aceder à sua conta, seguindo as instruções para POP ou IMAP, conforme preferir.
  • Sempre que for pedido o seu nome de utilizador durante o processo de configuração do cliente de e-mail, deverá indicar a sua morada de e-mail completa (utilizador@esfmp.pt).
  • O servidor POP3 (servidor onde as mensagens serão recebidas) deve ser pop.gmail.com ou pop.googlemail.com.
  • O servidor SMTP (servidor através do qual as mensagens serão enviadas) deve ser smtp.gmail.com ou smtp.googlemail.com.

De notar que certas funcionalidades, em particular a alteração da password, apenas podem ser utilizadas online e não através do acesso por POP3 ou IMAP.

IMPORTANTE: Nunca revele os seus dados de acesso a ninguém, mesmo que essa pessoa diga pertencer à ESFMP. A equipa do website esfmp.pt nunca lhe irá pedir os seus dados de acesso, os quais não são necessários para absolutamente ninguém, excepto para si, para que possa aceder aos serviços que utiliza. Na eventualidade de alguém lhe pedir os seus dados de acesso, não o faça e informe-nos imediatamente através do formulário de contacto do website, escolhendo a categoria "Questões técnicas relativas ao website".