Percorremos o itinerário pessoano habitual na Baixa Pombalina e participámos depois na iniciativa “O Dia do Desassossego“ para a celebração dos 90 anos de José Saramago. A visita de estudo tinha como intuito contactar com o mundo dos dois escritores e relacioná-lo com aspetos das suas obras. Assim, os grupos, partindo do Cais do Sodré, assistiram ao “acordar da cidade de Lisboa, mais tarde do que as outras”, percorrendo alguns locais da cidade, com destaque para o Cais das Colunas, o restaurante «Martinho da Arcada», o café «A Brasileira» do Chiado, o Miradouro de S. Pedro de Alcântara, o Largo do Carmo, o Largo de S. Carlos (local do nascimento de Fernando Pessoa), finalizando a visita na Casa dos Bicos – agora Fundação José Saramago - onde assistimos à dramatização de algumas passagens do romance Memorial do Convento.
Enquanto aluna, os momentos do dia que mais me cativaram foram a visita ao Miradouro de S. Pedro de Alcântara e a visualização do espetáculo de passagens teatralizadas do romance Memorial do Convento na Casa dos Bicos.
Apesar de uma manhã de neblina e de fortes aguaceiros, a esplêndida vista de Lisboa a partir do Miradouro sobrepôs-se aos contratempos, deliciando os alunos com a imponência de “Lisboa com suas casas de várias cores”.
Ana Clara, 12º ano