O Mandarim

No dia 13 de novembro de 2014, as turmas 1, 3 e 5 do 9º ano visitaram o Teatro Municipal de Almada com intuito de ver a peça O Mandarim escrita por Eça de Queiroz (1845-1900) em 1880 e adaptada pra o texto dramático por Pedro Proença e Teresa Gafeira. 

A peça revelou-se divertida, bastante cativante e aliciante, embora alguns alunos tenham
sentido, por vezes, dificuldade em decifrar o verdadeiro conteúdo do texto. Terminada a peça, alguns atores e a encenadora, Teresa Gafeira, sentaram-se no palco e permitiram que os alunos colocassem perguntas. Assim, para além da explicação de alguns aspetos da peça, ficou claro que os atores não foram influenciados pelo papel desempenhado, apesar de alguns papéis exigirem muita concentração e dedicação por parte dos atores.
 
Os atores responderam ainda a questões pessoais, destacando-se, a título de exemplo, as seguintes: “Quando descobriram o vosso amor pelo teatro?”, “Se nós fossemos fazer uma peça de teatro, que conselho é que nos dariam?” (Iara Santos, 9º3), “Especialmente nesta peça, foi muito difícil imaginar o cenário?” (Madalena Antunes, 9º3) …
 
A peça O Mandarim, dirigida a maiores de 12 anos, está em exibição no Teatro Municipal de
Almada dos dias 7 a 23 de Novembro de 2014. O bilhete custa 12€ (6€ para grupos escolares) e a peça é interpretada por André Alves, Catarina Campos Costa, Celestino Silva, João Farraia, Maria Frade e Pedro Walter.