Let’s CAMOLE - A ESFMP em Marijampolé (Lituânia)

Entre os dias 17 e 22 de Outubro de 2022, 3 alunos do 9º ano e 3 professoras da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto participaram na mobilidade da Lituânia, no âmbito do projeto ERASMUS+ Let's CAMOLE. Esta quinta mobilidade teve como lema "Num ambiente onde me sinto bem, aprendo melhor" . 

 
Em Marijampolé, o grupo juntou-se aos alunos dos restantes países parceiros do projeto - Lituânia, Hungria, Alemanha, Grécia e Eslovénia, tendo sido recebidos com uma apresentação de danças folclóricas e cantares locais pelos alunos da escola anfitriã, Petro Armino progimnazija. Durante os 5 dias, os alunos assistiram a algumas aulas e realizaram atividades na escola, bem como tiveram oportunidade de realizar um peddy paper à descoberta de Mariampolé, uma atividade sobre música na Biblioteca e Multicentras e workshops de robótica e realidade virtual, na escola Mariampolés LISPA Mokikla, onde desenharam a sua sala ideal.
 
No dia 19, o grupo foi recebido na câmara municipal local pelo Especialista em Educação, Cultura e Desporto da Municipalidade de Marijampolé, Saulius Druskis, tendo a comitiva portuguesa entregado uma oferta simbólica da Presidente da Câmara Municipal de Almada, Dra. Inês de Medeiros para o seu congénere de Mariampolé. Da mesma forma, todos os participantes receberam pequenas lembranças, lenços decorados com obras de artistas locais.
 
Na capital, Vilnius, o grupo realizou uma visita guiada à catedral e respetivas criptas e passeou pelo centro medieval. Ainda na região da Sudovia, foi possível visitar o castelo de Trakai e experimentar uma das mais típicas iguarias locais, os kibinai.
 
Os alunos foram acolhidos em casas de famílias lituanas, onde puderam vivenciar o seu dia-a-dia, aprendendo muito sobre a cultura deste belo país da Europa do Norte. Todos os conhecimentos adquiridos serão depois partilhados nas escolas em cada país.
 
Em Fevereiro de 2023 as escolas voltam a reunir, desta vez na Alemanha, em Herborn, sob o tema "Precisamos de mais do que giz e quadro"