Regresso a um passado pré-histórico

No dia 3 de Novembro, as turmas 7º1 e 3, acompanhadas pelos professores Cristina Azevedo, Isabel Rosendo, Carla Moura e João Canelas, realizaram uma visita de estudo, no âmbito das disciplinas de História, Cidadania e Geografia, com o objetivo de conhecer testemunhos do período neolítico em Portugal e desenvolver conhecimentos sobre a evolução do Homem.

A visita iniciou-se com uma aula sobre a pré-história, lecionada por um arqueólogo do Centro Interpretativo dos Almendres, que mostrou réplicas de artefactos históricos, tais como crânios, armas, peças de cerâmica, entre outras. Demonstrou ainda como era feito o fogo, com uma técnica de fricção, usando paus e rochas. Os alunos puderam experimentar uma técnica de decoração de artefactos, desenhando com sílex num pingente de xisto, que levaram como recordação. Seguiu-se uma visita aos Cromeleques dos Almendres, o maior círculo de menires da Península Ibérica, constituído por 95 monólitos, testemunho da arte e crenças do neolítico.
Após o almoço, no parque de merendas de Évora, aproveitando algumas tréguas de S. Pedro, o grupo pôde ainda passear pela zona histórica da cidade, desde a Praça do Giraldo até ao templo de Diana, passando pela Sé, e degustar castanhas quentinhas, ou as famosas queijadas locais.