FERNÃO ENTRE CULTURAS

No passado dia 21 de novembro, com a presença da direção da escola e de ilustres convidados, nomeadamente do Sr Presidente de Administração da Fundação Casa de Macau e do Sr Coronel Raposo, teve lugar a inauguração do projeto FERNÃO ENTRE CULTURAS. Trata-se de uma parceria entre a Fundação da Casa de Macau (FCM) e a nossa Escola, um projeto coordenado respetivamente pela Dra. Joana Silva da FCM e pela professora bibliotecária, Alexandra Alves, que terá lugar durante dois anos letivos e visa dinamizar múltiplas atividades, diversificadas nas suas metodologias e nos seus recursos.
Pretendemos sobretudo elevar o nome do nosso patrono, Fernão Mendes Pinto, sublinhando-o como uma importante ponte entre o Ocidente e o Oriente, uma fonte de estudo e interesse inesgotável e uma motivação para a continuação de aventuras e sonhos. Não esqueçamos que Fernão, também ele, representa um exemplo de tolerância e de aceitação do outro.
Marcel Proust afirmou que “A verdadeira viagem da descoberta consiste não na procura de novas paisagens, mas em ter novos olhares sobre elas.” E é, de facto, esta viagem da descoberta que se procura com este projeto, sugerindo justamente novos olhares, alargando perspetivas e expandindo a visão do mundo dos alunos para lá daquela que já conhecem. Ousar ir cada vez mais longe na sua curiosidade e no seu conhecimento, tal como o autor da Peregrinação.
A primeira atividade dinamizada pelo projeto foi o concurso para o logotipo do projeto. Esta foi levada a cabo pela turma 12º6, na disciplina da profª Teresa Castro durante as suas aulas. O logotipo vencedor pertence à aluna Diana Nunes, mas todos os participantes estão de parabéns.
O evento terminou com a visita à excelente exposição cedida pela Força Aérea Portuguesa e guiada pelo Diretor do Museu do Ar.
Agradecemos a todos os que connosco colaboraram no evento, nomeadamente ao aluno Pedro Moraes (12º4) que apresentou a cerimónia.
A Equipa da BE
logotipo_fernao_entre_culturas.png