Finalmente a inauguração!

No dia 27 de Setembro de 2023 foi finalmente inaugurado o Jardim das Tartarugas.
A renovação deste espaço é a concretização de um sonho, o de estender a biblioteca ao jardim, criando espaços aprazíveis de convívio e de leitura, no exterior, para usufruto de toda a comunidade escolar.
Este projeto, no âmbito do 14/20 Movimento a Ler do PNL, foi possível graças a uma candidatura conjunta da BE /GPRE com a Associação “O Mundo do Espetáculo” (ACOME) bem como ao apoio da direção.
Neste processo, não quisemos colocar de fora os alunos e, no ano passado, alunos do professor António Barreira fizeram vários estudos de renovação do jardim e foi pegando em várias ideias dos múltiplos projectos apresentados, e de acordo com o reduzido orçamento, que concretizamos esta renovação. Optámos por colocar na parede disponível uma passarola – trabalho da aluna Eva Sousa, vencedor de um concurso da BE aquando do centenário do nascimento de Saramago em 2021 - e incluímos uma citação deste autor. Porque foi Saramago que nos lembrou que “Além da conversa das mulheres, são os sonhos que seguram o mundo na sua órbita.”
A BE deseja que doravante os alunos e os professores desta escola possam realmente desfrutar muito mais deste jardim, inspirarem-se nele para continuarem a sonhar.
Mia Couto disse : “O escritor não é o que escreve bem, mas aquele sujeito que tem histórias e faz o leitor viajar dentro dele”. Pois este jardim, o Jardim das Tartarugas, é um local privilegiado para o leitor fazer estas viagens, lendo e dando asas à sua imaginação.
Agradecemos, sobretudo, o empenho e dedicação da Catarina Pé-Curto, da ACOME, que acompanhou o projeto desde o início e também a disponibilidade e o esforço que o nosso assistente operacional, Sr. Agostinho, sempre manifestou.
Para marcar este momento, convidámos alguns alunos e professores a participar, as alunas do 8º1, Sara, Carolina, Mariana e Filipa que cantaram e tocaram A Pedra Filosofal (poema de António Gedeão) e para a declamação de alguns poemas, o Miguel e a Joana do 8º3, a Isabel Luís do 11º3 e a professora Margarida Paiva, da equipa da BE, bem como a senhora diretora, Leonor Borges.