ISABELA FIGUEIREDO

A convite da BE, Isabela Figueiredo vem à nossa escola no dia 31 de outubro de 2023. Esperamos a sua visita com ansiedade e muita expetativa até porque Isabela foi professora de Português na Fernão durante uns anos.
Foi em 2009, com a publicação de Cadernos de Memórias Coloniais, que a escritora ficou conhecida do grande público. O seu sucesso consolidou-se, sem dúvida, em 2016, com a publicação do seu primeiro romance A Gorda.
Este livro conta a história de Maria Luísa que, tal como a autora, vem de Moçambique após o 25 de abril. Maria Luísa relata, com sinceridade e sem polimento, as histórias das suas relações familiares, amorosas e de amizade. Histórias estas que considera, em parte, condicionadas pelo seu aspeto físico. São “quadros de intenso dramatismo que não deixa ninguém indiferente.” (Ed. Caminho)
A propósito de A Gorda, escreve a professora Margarida Paiva, da equipa da BE, o seguinte: “Emergem deste romance a força e a resiliência que nos fazem seguir em frente com a nossa existência, sem qualquer margem para desistir do rumo por nós traçado. Arrebatador!”
O seu último romance, de 2022, intitula-seUm Cão no Meio do Caminho. Este e os outros dois livros já mencionados podem ser adquiridos na Biblioteca Escolar para que a autora os possa autografar no dia em que vem visitar a Escola.